“Primeiro-felino” britânico vai ganhar novo dono após renúncia de Starmer

By
2 Min Read
Gato Larry, felino que vive na Downing Street junto do primeiro-ministro do Reino Unido  • Larry the Cat/@Number10cat/X

O gato Larry, o “primeiro-felino” do Reino Unido, vai ganhar um novo dono após a renúncia de Keir Starmer ao cargo de primeiro-ministro britânico.

O animal, que vive em Downing Street e completou 15 anos no cargo de “guardião do gabinete” em maio, reside na sede do poder britânico desde 2011, quando foi adotado durante o governo de David Cameron. Na época, o Reino Unido ainda fazia parte da União Europeia, ou seja, nada de Brexit.

Larry ficou encarregado de caçar ratos no gabinete, recebendo o título oficial de Caçador de Ratos Chefe do Gabinete, um problema reconhecido na época pelo próprio governo britânico.

O gato de 19 anos já serviu a seis primeiros-ministros e ainda está em forma e saudável.

Os cuidadores de Larry dizem que, apesar da idade avançada, ele ainda foi visto caçando ratos no ano passado.

Renúncia de Keir Starmer

O primeiro-ministro Keir Starmer anunciou na manhã de segunda-feira (22) que vai deixar o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.

Menos de dois anos depois de ter conquistado uma vitória eleitoral esmagadora que prometia acabar com o caos na política britânica, Starmer afirmou que estava claro que o seu partido queria a sua saída.

Espera-se que Starmer apresente um cronograma para sua saída e promova uma transição de poder ordenada pelo colega de partido Andy Burnham, abrindo caminho para o sétimo líder britânico em uma década.

Fonte CNN BRASIL

Share This Article