A área técnica da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) calcula alta média de 10,18% na conta de luz para os consumidores da Enel São Paulo, no âmbito do processo de Reajuste Tarifário Anual de 2026 da distribuidora. A votação na diretoria será na próxima terça-feira (30). Quando aprovado, o novo patamar valerá a partir de 4 de julho de 2026.
Na divisão por grupos de clientes, o aumento projetado é de 15%, em média, para os consumidores conectados em alta tensão, como indústrias e grandes empresas. Por outro lado, a elevação estimada é de 8,97%, em média, para aqueles conectados em baixa tensão, que contempla os consumidores residenciais, rurais, pequenos comércios e pequenas indústrias.
A parte de componentes financeiros é o fator de maior pressão para essa alta tarifária estimada. Isso porque houve aumento dos custos referentes aos contratos de comercialização e transporte de energia, embora créditos tributários tenham aliviado em parte essa conta. Da alta de 10,18%, 6,46 pontos percentuais são referentes à parcela de financeiros.


