A maior olimpíada escolar continua crescendo – 23/06/2026 – Marcelo Viana

By
4 Min Read
Medalhas da Obmep - Divulgação Obmep

Escrevo esta coluna na segunda-feira (22), poucas horas antes do início da premiação nacional da edição 2025 da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). Alguns andares abaixo, no subsolo do centro de convenções, no Rio de Janeiro, 684 estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, oriundos de todo o território brasileiro, aguardam, excitados e um tiquinho ansiosos, o momento de receberem suas medalhas de ouro das mãos do presidente da República, do ministro da Educação, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e de tantas outras autoridades confirmadas na cerimônia. Momento ainda mais especial porque comemora os 20 anos de existência da Obmep.

Nenhum desses estudantes medalhistas tinha nascido quando, em 2004, o Impa levou à Presidência da República a proposta de criação de uma olimpíada de matemática para o universo da escola pública, capaz de identificar talentos e oferecer oportunidades a todos os jovens brasileiros, sem exceção, particularmente os mais humildes.

Não faltaram resistências: ideológicas (“olimpíada é competição, não tem lugar na sala de aula”), elitistas (“aluno de escola pública não se interessa, nem consegue fazer”) e outras. Mas, nessas duas décadas, a Obmep só fez crescer e se consolidar como uma de nossas mais bem-sucedidas políticas públicas de educação. Hoje, mais de 23 milhões de estudantes participam todo ano na Obmep, incluindo alunos de escolas privadas, e na sua irmã caçula, Obmep Mirim, para crianças dos anos iniciais do ensino fundamental (do 2º ao 5º ano).

Ela não apenas cresceu, também deu frutos. Além da Mirim, a Obmep também está na origem direta do Impa Tech, a escola de graduação do Impa, que, desde 2024, forma profissionais para o futuro do Brasil, fortemente capacitados em matemática, computação, ciência de dados e inteligência artificial, e que reserva a maioria de suas vagas de ingresso para medalhistas de olimpíadas escolares.

E o ano de 2026 traz uma novidade importante: o lançamento da primeira olimpíada de matemática para professores dos anos iniciais (1º ao 5º) da educação básica. É uma parceria do Impa com a ANPMat (Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica), com o apoio da B3 Social. O objetivo é estender o diálogo que a olimpíada propicia, enriquecido pela matemática, aos docentes desse segmento. Eles, em regra, não têm formação específica na disciplina e, no entanto, são chamados a desempenhar um papel determinante na trajetória acadêmica de nossas crianças: é bem sabido que, para bem ou para mal, é nessas idades que é forjada a relação de todos nós com a matemática ao longo da vida.

Os resultados da primeira chamada não poderiam ser mais encorajadores: em sua primeira edição, a olimpíada de professores da Obmep já conta com quase 11 mil inscritos, em mais de 3.000 escolas (1.400 municípios) de todas as unidades federativas brasileiras. A premiação inclui um curso de capacitação para cada professor trabalhar com suas crianças usando os materiais disponibilizados pela Obmep Mirim.

Muito mais do que uma competição, trata-se de um convite a que cada um desses docentes trabalhe sua relação com a disciplina, de um ponto de vista inovador e instigador.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

FONTE UOL

Share This Article