A passagem marítima entre o Irã e Omã, por onde passava cerca de 20% do abastecimento global de petróleo, estava em processo de reabertura. Com a assinatura do protocolo do acordo para pôr fim à guerra entre Estados Unidos e Irã, o estreito seria reaberto “instantaneamente” e o bloqueio americano dos portos iranianos seria suspenso, segundo afirmou o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, país que media as conversas.
O canal, porém, voltou a ser fechado ontem, após novos ataques de Israel ao Líbano. O cessar-fogo em território libanês era um dos pontos condicionais para a reabertura do canal, segundo o Irã. Em comunicado, o governo iraniano falou em “violação de acordo”.
Também neste domingo, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel estabeleceu uma zona de segurança no Líbano. Segundo ele, a região será mantida pelo tempo que considerar necessário. A afirmação foi feita em uma conferência em Jerusalém.
* Com informações da Reuters


